quarta-feira, 5 de setembro de 2012

As realidades vender roupas (e muito)

O mundo da moda tem contado durante anos na televisão. Hoje, a maré está mudando e TV realidade que promove o consumo de moda.



"O público está sedento por relógio de forma por dentro." Então, Anna Wintour explicando que causou o furor de programa de televisão MTV House of Style quando estreou em 1989. Com um muito jovem Cindy Crawford como anfitrião, foi um pioneiro em mostrar os meandros da indústria além da passarela. Desde então, a moda é um importante fator na televisão. O canal Fashion TV, que chegará em Espanha através de Digital +, no Outono, é emitido desde 1997 em mais de 160 países, 365 dias por ano, 24 horas por dia. Mas as realidades são as vacas reais do dinheiro de ouro. "Nós precisávamos de uma fórmula que iria capturar o público", diz Frances Berwick, Bravo diretor da cadeia. "Os desfiles eram muito menores." O primeiro foi o modelo seguinte América Top, em 2003, apresentado por Tyra Banks realidade buscando a próxima face das tampas. A nostalgia da era das tops mostrou sua força, e da cadeia registrou um recorde de audiência: quatro milhões de espectadores.
Acaba de abrir sua temporada 18 e tem 20 edições internacionais. O Quarteto espanhol produzido com Judit Mascó, e chamou Supermodel. Mas parou no nosso país, que opta por revistas de moda só o estilo, a nova queridinha da TVE 1, após dois colheita bem sucedida, agora finais de semana no horário nobre e variedade de hospedeiros, Nieves Alvarez -. Mas internacionalmente, moda chefe de reality shows. Fenômeno Project Runway continuou em 2004. Agora, em sua décima temporada. Um júri de topo Heidi Klum, Michael Kors e designer de profissionais cena revista-editores, estilistas e celebridades escolher um projeto futuro-sensação.
Drama é um grande gancho, mas não o único. "A realidade mostra é mais barato produzir do que as séries roteiro", explica Tom Meeks, vice-presidente da Starcom cadeia EUA ", e são projetados para atrair anunciantes." L'Oréal, American Express são TRESemmé ou patrocinadores. Uma parceria lucrativa para ambos. The Hills e The City-lançadores Olivia Palermo, Whitney Port e Lauren Conrad para o Projeto Rachel Zoe ou estilo de rock novo, com Rihanna como um juiz e prêmio: o vencedor vai vestir a cantora para a ação mais no UK-fashion reality usado para capturar os consumidores. E vice-versa. A prova disso é o hit do ano: Fashion Star Sua primeira incursão terminou em maio, e ele está em execução a segunda. Mas seu sucesso não é medido apenas em audiência (cerca de cinco milhões de espectadores), mas em vendas.
A cada semana, os participantes mostram suas criações perante um júri de Nicole Richie, Jessica Simpson, designer John Varvatos e três compradores de grandes redes: Macy, Saks Fifth Avenue e H & M. Com a ajuda do público, os grossistas escolher os projetos vencedores. Poucas horas depois de terminar o programa estão à venda em suas lojas. Os números falam por si: no dia seguinte, Saks tinha vendido todos os vestidos competidor Orly Shani, e Sarah jaqueta Parrott esgotados no site da H & M em 20 minutos. 'Fashion Star joga com a idéia de gratificação instantânea ", diz Terry Lundgren, presidente da Macy. Força poderosa no consumo de moda. Embora não elogio todo. "Não tem o menor indício de talento da alfaiataria, mas aproveita o desejo de comprar o mais recente", diz Marc Karimzadeh, editor do WWD. Fern Mallis, ex-diretor do Conselho de Estilistas da América e criador da Semana de Moda de Nova York, ecoa a realidade de uma indústria superlotadas. "Qualquer um pode ser um designer acredita que, se duas peças de tecido costurado." Ser uma estrela de TV não é o mesmo que ser um designer de estrela. "Esse negócio é difícil. Somente aqueles que trabalham diariamente para sobreviver ", diz o designer Calvin Klein.