segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Um nutricionista em Mobile 2.0

"Existem aplicações com apenas fotografar um prato, dizer se a comer ou porque sustuirlo»




Desligar o alarme e ligue o telefone. Oito e-mails não lidos, um WhatsApp noite ... três gosta no Facebook. Desafios a mãe de Apalabrados e duas meninas novas seguirá em Instagram. Na noite passada, um amigo quebrou o recorde de manequins de agachamento, dois pinos de novas Pinterest, o Twitter é fumar e ... e apenas cinco quilos falta para chegar ao prebiquini objetivo. Abra o aplicativo que você tem que dieta e obter a dose diária de auto-estima em idade sentença nova forma "perdeu oito quilos, bem comportado, ontem, fez o ano foi marcado, não perdeu nenhuma das refeições e tudo vai força à força. "

Em outra cidade alguém pula o despertador e um chuveiro. Você não pode se atrasar para o encontro com o seu treinador. Você gosta deste cara, é colocar as baterias, embora cobre 200 € por semana. Hoje é também um nutricionista, a consulta é se ele perdeu peso, mas vai deixar a clínica com o moral elevado, porque o seu treinador sempre consegue motivar a mudança de 240 euros por mês. Ele leva seis meses e perdeu oito quilos. Estas duas mulheres começaram a dieta de cada vez e a perder peso a uma taxa igual. Um faz isso com a ajuda profissional, o outro é reduzido para seus aplicativos de smartphones. Nem é garantido um sucesso que não é de força de vontade, mas ambos sabem que não podem conseguir sozinho.

Os bons espíritos quando perder peso é uma peça fundamental do quebra-cabeça de qualquer dieta e, embora inicialmente se desvanece inquebráveis ​​que chega fraqueza tédio, ou estagnação. Torna-se então necessário que alguém do lado de fora a ascensão novamente e mantê-lo. "Meus pacientes gostam de estar muito conscientes deles. Eles são acompanhados, o que se traduz em melhores resultados ", disse o Dr. Paula Rosso, coaching nutricional clínica Corporal M + C.

Se você se sentir acompanhado parece ser a chave para alcançar a meta, o que melhor do que celular? Siga-nos em todos os lugares que vamos e pelotas fornecer informações sobre quando e como se exercitar, o que comer antes e depois de beber, ou o que fazer lista de compras para os menus semanais. Lojas de aplicativos como o iTunes e Google Play oferecer essas ferramentas, uma nova versão dos Vigilantes do Peso lendários, mas sem reuniões, confissões públicas e sem pagar um centavo. Agora, esses programas são psicologicamente útil? "Definitivamente sim", diz a Dra. Marta Aranzadi, especialista em nutrição e autor do livro enquanto I Lie pesos (Everest, 2010), "como uma forma de controlar-me olhar fantástico. A motivação é a coisa mais importante, seja médico ou estético, por isso temos de analisar cuidadosamente o paciente. " Talvez este seja o buraco negro de aplicações: para um monte de informações que nós fornecemos, a falta de olho clínico. "Os smartphones não têm como sensores avançados para ser confiável, mas apenas aproximado", explica Roberto Martín Díez, chefe de Inovação Móvel em TECHNOactivity. Portanto, a questão acaba em quem confiar lugar. "Qualquer um com conhecimentos de programação pode fazer uma dessas ferramentas para o móvel. E as lojas que os vendem não vêm para apreciar o conteúdo. Em termos de saúde, nenhum fazê-lo ", explica Martin Diez.

Há seis meses, três professores do departamento de Saúde Pública e de Serviços de Saúde americano George Washington University realizou um estudo sobre a validade dos programas para perder peso. Analisou a qualidade de 204 deles, de acordo com 13 parâmetros a partir de sua saúde pública. Apenas 15% reuniu cinco ou mais recomendações e 6% não cumprir qualquer. E só uma contemplados 12 dos 13 pontos. Mas os aplicativos ainda estão disponíveis. Alguns deles apenas fotografando o prato um especialista diz que se deve comer e, se não, como substituí-lo. Em resposta, a Associação Médica Americana (AMA) criou uma ferramenta gratuita Pesar o que importa. Actualmente, Peter W. Carmelo, AMA presidente, disse: "O objetivo é que os usuários podem trabalhar com especialistas para aprender a comer melhor, fazer exercícios e manter um peso saudável".

"O problema é que estes programas são baseados em contagem de calorias, gordura sem assistência, ou de despesas de teor de açúcar por dia", observa Aranzadi. Exemplos como Weightbot, Shape Up, contador de calorias, 40-30-30 ... fornecer bases de dados sem fim, mas no final do relatório apenas em calorias. "A coisa boa é que, se as aplicações têm amigos usando ele, o fato torna-se fina um jogo que motiva o grupo", diz Martin. Ele acrescenta: "A parte de fazer um jogo é uma atividade vital diária. Sua capacidade é engajar-se em oferecer incentivos. Usando recompensas e troféus, o uso do aplicativo é divertido e faz recurso diário. "