sábado, 25 de agosto de 2012

Que as férias não vai roubar-lhe o sono

Audrey Hepburn em uma cena de Bonequinha de Luxo



Em sua história intitulado Os bilhetes Bela Adormecida, Gabriel García Márquez conta como, em um vôo transatlântico oportunidade, ele se senta ao lado de uma bela mulher ", com uma cor de pele macia do pão e olhos verdes amendoados". Apenas se contentar em seu lugar, o belo fora de um caixão de tomar comprimidos com um copo de água e colocar uma máscara. Ele se vira na cadeira e permanece como um cesto para chegar ao seu destino, enquanto o escritor continua em turnê e incapaz de escapar nem por um momento "a mágica de criatura lendária que dormia ao meu lado."

Nem todo mundo opta por uma solução tão radical como a história da mulher de García Márquez com a perspectiva de uma longa viagem. Nem tem a sorte de voar primeiro, como o Nobel e bonito. A maioria das pessoas que optam por férias no outro lado do mundo provavelmente vai salsichas na lata de sardinhas que são de classe turística cabines e vai sofrer de jet lag ou jet lag.

Estes incluem fadiga ou falta de cuidado, transtornos de humor, diminuição do desempenho físico e mental e até mesmo distúrbios digestivos, segundo Unidade de sono Valenciana. Falta de sono pode fazer você engordar mesmo tempo em que inibe o hormônio que dá sinal de saciedade do cérebro que gera e estimula o apetite. Estes sintomas persistirem depois de chegar ao seu destino, de acordo com um estudo da Universidade de Berkeley, na Califórnia, mostrando que o jet lag afeta negativamente a parte do cérebro responsável pela memória e aprendizado.

De acordo com o especialista Michael Breus, o corpo é regulada para uma velocidade de 1 ou 2 por zonas dias. Isto é, se você atravessar oito fusos horários, o seu corpo vai precisar de um mínimo de quatro dias para se recuperar. O destino, por outro lado, é relevante. Este e outros especialistas, note que as viagens a oeste é menos problemático do que para o oriente. Seja qual for o destino, aqui estão algumas recomendações para reduzir o desconforto causado por jet lag:

-Antes da viagem, evitar o stress e fadiga, o exercício do dia antes da partida e, se possível, desfrutar de uma noite descansada.

-Sol e exercício. A luz do sol ajuda a normalizar o ritmo circadiano e, portanto, reduzir os efeitos do jet lag. Da mesma forma, o exercício ajuda a ajustar o relógio interno. Isto não é para emular os atletas olímpicos, mas recomendamos caminhar ou correr sem problemas, de preferência ao ar livre.

-Evite álcool e cafeína e beber bastante água. Isto não é ainda perturbar o ritmo de sono com álcool e cafeína. Os especialistas recomendam beber bastante água ou chás de ervas, pois a desidratação torna o organismo ajustar-se ao novo ritmo. Além disso, você deve respeitar o horário das refeições e tratar destino que estes são saudáveis.

-Regras básicas de higiene do sono. A lista de dez mandamentos recomendado por especialistas incluem perguntas básicas, mas, por vezes esquecido, e manter o quarto onde você dorme bem ventilado.

-Menos comprimidos e relaxamento. A prática meditativa de ioga ou tai chi é ideal, pois o jet lag, muitas vezes acrescenta ansiedade para uma nova aventura ou preocupação relacionada com o retorno ao trabalho. Eles também são ferramentas sem efeitos colaterais, ao contrário de pílulas para dormir em questão desde um estudo publicado em março passado indicam que as pessoas que usam essas drogas são quase cinco vezes maior risco de morte. Como pílulas de melatonina (hormônio secretado pelo sono bem-vindo e induz), apesar de sua popularidade há estudos conclusivos sobre sua eficácia.

-Aplicações para minimizar o jet lag. British Airways oferece um aplicativo gratuito que calcula as horas e os ideais para exercícios leves, dependendo se você está viajando a leste ou oeste e quantas horas faz o vôo.

Quando Morpheus está relutante em abraçar um bom filme pode pelo menos ser um consolo. Insônia inspirou inúmeros filmes, desde que o título (Insomnia, com Al Pacino revelou com as intermináveis ​​horas de luz em um vilarejo no Alasca) para The Machinist, estrelado por Christian Bale, o ator carrega uma enorme um ano sem dormir. E é que, por vezes, até mesmo o Pato Donald tem problemas para dormir.